Tempo
Nossa Senhora de Aparecida: 300 anos de fé
12/10/2017

No último dia 12, o Santuário Nacional de Aparecida celebrou os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo.

 

A história da Imagem

No ano de 1717 três pescadores, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixe. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao Porto Itaguassu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição.

Depois do encontro da Imagem a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha (1904) e Padroeira do Brasil (1930). Seu Santuário foi declarado de âmbito nacional em 1984 pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

 

Os primeiros milagres

• A Pesca Milagrosa - Aparecimento de grande quantidade de peixes depois que a Imagem surgiu na rede do pescador João Alves; 

• As Velas - Velas que se acenderam sem que ninguém as tocasse; 

• Milagre do Escravo - Quando as correntes que o prendiam se soltaram sozinhas; 

• Milagre da Cega de Nascença - Que viu ao longe a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, quando para lá se dirigia; 

• Milagre do Cavaleiro Valente - Quando quis entrar a cavalo na Igreja e as patas do animal ficaram presas aos degraus; 

• Existe ainda a narração de vários milagres, como o menino salvo de afogamento no rio Paraíba, o caçador agredido por uma onça e tantas outras manifestações de fé. 

 

Primeira igreja

Após o encontro, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrinou, entre 1717 a 1732, nas paragens do Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguassu, custodiada nas casas dos pescadores.

Em 1732 Filipe Pedroso, um dos pescadores presentes no encontro da Imagem, entregou-a a seu filho Atanásio, que construiu o primeiro oratório aberto ao público. Naquele oratório aconteceu o Milagre das Velas, que despertou maior expansão do culto a Nossa Senhora Aparecida. Com o aumento da devoção, Padre José Alves Vilela, então vigário de Guaratinguetá, providenciou a aprovação da construção do primeiro templo em louvor à Mãe Aparecida. A primeira igreja foi construída em 1745, no Morro dos Coqueiros, hoje Praça Nossa Senhora Aparecida, que acolheu multidões durante 145 anos (1745 a 1888). Era de taipa e pilão.

 

Construção

Em 10 de setembro de 1946 foi lançada a sua pedra fundamental, no local conhecido por Morro das Pitas, onde hoje se encontra o Santuário Nacional. O serviço de terraplanagem deu-se a partir de 7 de setembro de 1952, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955, com a concretagem das colunas da ala norte. A primeira missa no local aconteceu no dia 1 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959. As atividades religiosas no Santuário, em definitivo, passaram a ser realizadas a partir do dia 3 de outubro de 1982, quando aconteceu a transladação da Imagem da Basílica Velha para a Basílica Nova. Em 1980, a Basílica Nova, maior Santuário mariano do mundo, foi consagrada pelo Papa João Paulo II, que lhe outorgou o título de Basílica Menor. Em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional. Fonte: Jornal do Brasil

 

Dia das Crianças, data importante e relevante

O dia das crianças é reconhecido em várias nações ao redor do mundo para homenagear as crianças, cuja data efetiva de comemoração varia de país para país. Foi proclamado pela primeira vez durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança em Genebra em 1925, sendo celebrado desde então o Dia Internacional da Criança a 1 de junho, adotado em países como AngolaPortugal e Moçambique. No Brasil, o dia das crianças é solenizado em 12 de outubro.

ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.

 

No Brasil

No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o Dia da Criança. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

 

A América também foi descoberta em 12 de Outubro

O chamado Descobrimento da América, que se deu pela armada do navegador Cristóvão Colombo em 12 de outubro de1492, na tentativa de achar uma rota alternativa para as Índias, representa o início da colonização européia do continente americano.

Embora o termo mais usado seja "descoberta", a chegada de Colombo em si não representa o início da ocupação humana do "Novo Mundo", já que havia habitantes no local, os hoje conhecidos como povos ameríndios. Ainda assim, deve-se acentuar a descoberta como um dos pontos altos das ditas Grandes navegações na Era dos Descobrimentos.

Era dos descobrimentos (ou das Grandes Navegações) é a designação dada ao período da história que decorreu entre o século XV e o início do século XVII, durante o qual, inicialmente, portugueses, depois espanhóis e, posteriormente, alguns países europeus exploraram intensivamente o globo terrestre em busca de novas rotas de comércio. Os historiadores geralmente referem-se à "era dos descobrimentos" como as explorações marítimas pioneiras realizadas por portugueses e espanhóis entre os séculos XV e XVI, que estabeleceram relações com a ÁfricaAmérica e Ásia, em busca de uma rota alternativa para as "Índias", movidos pelo comércio de ouro, prata e especiarias. Estas explorações no Atlântico e Índico foram seguidas por outros países da Europa, FrançaInglaterra e Países Baixos, que exploraram as rotas comerciais portuguesas e espanholas até ao oceano Pacífico, chegando à Austrália em 1606 e à Nova Zelândia em 1642. A exploração européia perdurou até realizar o mapeamento global do mundo, resultando numa nova mundivisão e no contacto entre civilizações distantes, alcançando as fronteiras mais remotas muito mais tarde, já no século XX.

A era dos descobrimentos marcou a passagem do feudalismo da Idade Média para a Idade Moderna, com a ascensão dos estados-nação europeus. Durante este processo, os europeus encontraram e documentaram povos e terras nunca antes vistas. Juntamente com o Renascimento e a ascensão do humanismo, foi um importante motor para o início da modernidade, estimulando a pesquisa científica e intelectual. A expansão européia no exterior levou ao surgimento dos impérios coloniais, com o contacto entre o Velho e o Novo Mundo a produzir o chamado "intercâmbio colombiano" (Columbian  Exchange), que envolveu a transferência de plantas, animais, alimentos e populações humanas (incluindo os escravos), doenças transmissíveis e culturas entre os hemisfério ocidental e oriental, num dos mais significativos eventos globais da ecologia, agricultura e cultura da história.

 

 

 

 
Mais Notícias
 
12/10/2017 - Nossa Senhora de Aparecida: 300 anos abençoando o Brasil e 57 anos abençoando Bebedouro

12/10/2017 - Eleição do Novo Diretório Municipal do PSDB. Empresário Angelo Daolio assume a presidência

12/10/2017 - Ralston compra imóvel no Distrito Industrial I e acelera abertura da Indústria em Bebedouro

12/10/2017 - Para recuperar caixa, Prefeitura de Barretos reduz expediente e cria turno único até o fim do ano

12/10/2017 - Nossa Senhora de Aparecida: 300 anos de fé

12/10/2017 - Alunos do Projeto Guri se apresentam com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

12/10/2017 - Chegada da Primavera, incêndios e chuva marcaram Setembro de 2017

12/10/2017 - Aeroclube de Bebedouro encerra a temporada de competições em primeiro lugar no Brasil

12/10/2017 - Paixão de Cristo de Taiaçu é incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo

12/10/2017 - Rápidas da Política

Capa
Ofertas Sesé
Classificados
Lena Santin
Bebedouro Clube
 
 

© Copyright - Jornal Impacto/ 2017, Todos os direitos reservados - by + ideias Comunicação
Total de visitas do dia: 104
Total: 1.367.738