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Universitários da UNIFABIBE atuam em quatro Estratégias de Saúde da Família de Bebedouro através de programa do Governo Federal
29/11/2019

Projeto aprovado pelo Ministério da Saúde viabilizou 41 bolsas, beneficiando 24 estudantes. Cerca de 450 pacientes da rede pública do município estão sendo impactados

Vinte e quatro universitários das graduações de Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Educação Física e Fisioterapia foram beneficiados com bolsas do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde -, que tem como eixo central o tema da Educação Interprofissional em Saúde.

Oito professores das mesmas graduações e mais oito profissionais do SUS, além da coordenadora geral e enfermeira, Maristela Campanelli dos Santos, são os responsáveis por colocar em prática, nas Estratégicas de Saúde da Família do município, o projeto que é fomentado pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde.

Em 2019 foram aprovados 120 projetos de universidades e secretarias de saúde de todas as regiões do país, entre eles, o apresentado pelo Centro Universitário UNIFAFIBE, que conquistou 41 bolsas.

Foram formados quatro grupos com 2 dois professores (tutores), dois profissionais do SUS (preceptores) e seis universitários. Cada grupo atua em uma Estratégia de Saúde da Família de Bebedouro levando soluções interporfissionais para o perfil de pacientes de cada um. Entre os tutores está o Prof. Dr. Leandro Ferreira, Coordenador Geral da Pós-Graduação/UNIFAFIBE, que também é um dos idealizadores do projeto, e informou que entre os requisitos do programa está a presença de no mínimo três graduações da área da saúde. "Nós conseguimos envolver alunos de cinco graduações, aumentando o alcance do PET Saúde. Com este trabalho conjunto estamos propondo novas ações para que a rotina das ESFs ofereçam mais benefícios aos pacientes sem perder a produtividade", declarou.

Durante o ano de 2019, 450 pacientes da rede pública foram impactados pelo projeto que prossegue até março de 2021. "Nossa meta não é apenas fazer a diferença na vida destes pacientes, mas também ensinar de forma prática aos nossos alunos, como é a atuação de suas profissões fora dos bancos da universidade. Eles estão aprendendo a atuar de maneira interprofissional e a formar uma rede de atendimento de saúde", explicou o professor.

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