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Pequenas empresas são as mais impactadas com avanço do coronavírus
20/03/2020

Com consumidores em reclusão, FecomercioSP traça cenários para pequenos negócios no País

 

A diminuição de clientes nas lojas e o sumiço de produtos de primeira necessidade das prateleiras dos mercados são alguns dos sinais que demonstram a mudança do comportamento do consumidor diante do avanço do coronavírus no Brasil. Embora se trata de um problema de saúde global, a proliferação do vírus deve impactar significativamente as empresas, tendo em vista que, como as pessoas evitam sair às ruas, menos vendas são realizadas.

Com a determinação de isolamento social e quarentena, as empresas de menor porte tendem a ser as mais afetadas. Segundo a assessoria econômica da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), isso acontece porque, em geral, muitos dos itens que essas empresas vendem são adquiridos pelos consumidores por impulso.

As pequenas lojas de vestuário, artigos de esporte, material de escritório e lojas de R$ 1,99, entre outras, vão perceber queda da demanda na próxima semana. A efetiva taxa de contaminação da doença e o grau de receio da população vão interferir diretamente no volume de vendas desses pequenos negócios.

Por outro lado, a procura por produtos básicos (alimentos, remédios e de higiene) cresce consideravelmente como resultado do desejo de estocar mantimentos, o que pode provocar escassez.

Mercados e farmácias de bairro, por sua vez, devem continuar vendendo normalmente. Como a capacidade de estocagem é pequena, contudo, caso o pedido de produtos ao fornecedor seja adiantado, o foco deve ser nos bens essenciais, que serão mais procurados neste momento.

Muitas das pequenas empresas do País têm o caixa no limite para manter as operações do dia a dia. Sem amplo acesso ao sistema financeiro por falta de garantias, as empresas de pequeno porte podem recorrer às linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de agências credenciadas e do Banco do Povo Paulista.

Vendas de automóveis, eletrodomésticos ou produtos de elevado valor (normalmente encontrado em médias e grandes empresas) devem ser apenas postergadas. Para os setores de vestuário, brinquedos e utensílios domésticos, a recomendação é redobrar a atenção, pois os consumidores devem procurar menos esses produtos. O ideal, portanto, é fazer uma verificação completa dos custos e cortar o que for possível.

 

Webinário “O coronavírus e as regras trabalhistas: o que você pode fazer na sua empresa?”
Diante da situação de emergência em saúde pública no Brasil em decorrência do coronavírus, é importante que as empresas estejam atentas às condições excepcionais que isso trará para o ambiente de trabalho. A FecomercioSP realizará um webinário nesta quinta-feira (19), às 14h, com especialistas nas questões trabalhistas, explicando quais regras devem ser observadas neste momento, as ações que as empresas podem tomar para evitar o crescimento da pandemia, como manter a operação dos negócios durante a crise e medidas trabalhistas mais assertivas para a saúde dos funcionários, como home office, afastamentos, quarentena, férias individuais ou coletivas, entre outros. Inscreva-se e tire todas as suas dúvidas com nossos especialistas.


 

 
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