Tempo
Untitled Document
Significados diferentes para os três 12 de Outubro
12/10/2017

No dia 12 de Outubro, nós brasileiros, comemoramos três acontecimentos bastante diferentes. Comemoramos o Dia das Crianças, o Dia do Descobrimento da América e o Dia de Nossa Senhora Aparecida- Padroeira do Brasil.

Um olhar atento sobre o jeito dos brasileiros comemorarem a dia é bastante revelador. Uma data é simplesmente esquecida, a outra é festejada pelo comércio e a outra é um grande ato de fé, sendo feriado nacional ainda que estejamos em um Estado laico segundo nossa Constituição Federal.

Quando o navegador genovês aportou na América era 12 de Outubro de 1492, veio com três caravelas de nomes Nina. Pinta e Santa Maria. Aportou onde hoje é a Bahamas e logo depois em Cuba e Santo Domingo (onde estão a casa em que viveu e seus restos mortais).

Tudo isso é esquecido, junto com as grandes navegações, os reinos de Portugal e Espanha e até a grande inquisição que vigorava nesse período. Virou fato histórico sem importância e nem nos bancos escolares é lembrado e muito menos comemorado.

Em 12 de Outubro também comemoramos o Dia das Crianças, uma das três datas de maior faturamento do comércio brasileiro juntamente com o Natal e o Dia das Mães. Calcula-se que dos 207 milhões de brasileiros, 26 milhões estão na faixa de zero a 14 anos, vivendo nas ruas e na pobreza.

Nossas crianças estão submetidas a todo tipo de violência, desde os maus tratos domésticos, até a exploração do trabalho infantil, exploração sexual e pedofilia. Ações patrocinadas por diversas entidades, com destaque para a ABRINC, tem conseguido resultados que minimizam os problemas. Mas há muito trabalho a fazer para que um dia o 12 de Outubro não seja apenas uma data para dar presentes e o comércio faturar mais.

A mais importante comemoração é o Dia de Nossa Senhora Aparecida-Padroeira do Brasil que esse ano comemora 300 anos de sua aparição.

Milhões de fiéis farão suas peregrinações, orações e agradecimentos. O Brasil lotará igrejas, ruas e avenidas em atos de fé, e a cidade de Aparecida do Norte triplicará sua população em comemorações na Basílica.

Em resumo, somos um povo de muita fé que não trata muito bem suas crianças carentes e esquece suas datas históricas. Só resta pedir que Nossa Senhora de Aparecida que nos dê muita luz e ilumine o túnel escuro de nossas vidas.

 

 
Mais Notícias
 
17/02/2018 - Não existe projeto de concessão do SAAEB na Câmara Municipal, afirma Chanel

17/02/2018 - Prefeitura e CODASP iniciam estudo para recuperação de estradas rurais

17/02/2018 - Cartório Eleitoral realiza cadastro biométrico

17/02/2018 - Reforma trabalhista, medida provisória e súmulas do TST

17/02/2018 - São Paulo cria acordo e libera R$ 7,7 bilhões para o pagamento de precatórios

17/02/2018 - Promoção Social abrirá inscrições para Frente de Trabalho na segunda-feira (19/02)

17/02/2018 - Departamento de Assistência e Promoção Social atende em novo horário

17/02/2018 - Rápidas da Política

17/02/2018 - O túnel do tempo compromete a prefeitura

17/02/2018 - Quatro grandes desafios da Gestão Pública bebedourense

Capa
Ofertas Sesé
Classificados
Lena Santin
Bebedouro Clube
Nando Domingues

© Copyright - Jornal Impacto/ 2018, Todos os direitos reservados - by + ideias Comunicação
Total de visitas do dia: 303
Total: 1.412.132